terça-feira, 29 de março de 2011

Profissionalizando o Handmade (no gerúndio mesmo... rss) N.1

Periquitas, alguns acontecimentos nas últimas semanas me fizeram refletir sobre gestão no handmade business.

Meu trabalho (oficial) é exatamente esse, dar Consultoria a pequenas empresas e ajudá-las a gerir seu negócio. Seja através da elaboração de um plano de negócios, da gestão financeira, daanálise de mercado, de estratégias de mkt e etc. Mas, trazer toda essa estrutura para o Paparico não é nada simples... Rss

Amador ou não o Handmade Business é cada vez mais valorizado e foi-se o tempo em que fazer arte era coisa de dona de casa, avós e desperate housewives. Hoje, cada vez mais pessoas com sucesso em sua vida profissional dedicam parte ou todo seu tempo às artes e a deliciosa terapia que trabalhar e criar através das mãos proporciona.

O primeiro ponto que merece atenção são as fotografias usadas para divulgar seu handmade. Ok, vc não é fotógrafa, nem eu... Mas, sabemos que a primeira etapa para conquistar o consumidor é um produto que salte aos nossos olhos e nos chame atenção (positivamente, é claro). A querida Sandra Pagano, que conhece muito bem arte e fotografia pode dizer se estou certa... rss

Pequenos detalhes como o local onde a foto vai ser tirada, iluminação do ambiente e os coadjuvantes da cena fazem muita diferença. “Perder” um tempinho preparando uma produção cuidadosa vai fazer vc ganhar muito mais.

Em sites como Tanlup e Elo7, vira e mexe, me deparo com fotos que por si só mostram o desleixo do profissional com sua arte. Fotos tiradas em qualquer lugar, com péssima iluminação e sem cuidado nenhum atestam a falta de preocupação com a qualidade e eu, sinceramente jamais pagaria por um produto divulgado desta forma.

Outra questão importante é o relacionamento entre artesãos. Tudo bem que vc pode estar começando o seu negócio, mas divulgar a foto de outra pessoa creditando como sua, mesmo que vc acredite poder fazer igual, em minha opinião é um dos mais graves erros que a arteira pode cometer. No flickr, várias pessoas denunciam a todo momento esta prática.

Imagine se o Bob’s resolve divulgar a foto de um novo sanduiche do Mc dizendo ser seu? Dadas as devidas proporções dos negócios, a atitude é a mesma: Falta de criatividade, descaso com a ética e o possível descrédito por parte dos consumidores.

Bom Periquitas, por enquanto é só... depois vou falar um pouquinho sobre a organização finaceira no Handmade Business e vou convidar um amigo querido do meu trabalho (oficial) que saca tudo de finanças, o Victor Marques.

E para finalizar, Paparicos novinhos em folha...



Primeiro Paparico feito com papel de scrap! :)