domingo, 24 de abril de 2011

Profissionalizando o Handmade N.3 - Bendito é o Fluxo

Então, nosso handmade business tá ficando com aquela carinha profissional... Já falamos de preço, de fotografia, regrinhas para iniciantes e agora vamos ao bendito fluxo de caixa. Mas, o que é um Fluxo de Caixa (FC)? Ou "Cash Flow" para os moderninhos...

O FC nada mais é do que tudo que vc vende vs tudo que vc gasta durante um determinado período. Podemos ter um FC constante ou ainda um FC específico, por exemplo: Vc vai participar de um bazar e para isso faz um FC somente para ele. Desta forma vc consegue enxergar a lucratividade (ou não) neste evento.

Em finanças, essas entradas e saídas de $$ são conhecidas como outflow - quando sai... :( e inflow - qdo entra :).

Vale lembrar que essas saídas, quando não são somente devaneios de consumo, são investimentos super necessários para o resultado final do negócio.

Parece simples, né? E é... Mas, a dificuldade em ter um FC se deve principalmente a 2 fatores:

- Falta de controle e organização;
- Medo em descobrir que gastamos mais do que vendemos. :(

Fazer um FC é muito simples. Quem tem familiaridade com o Excel vai tirar de letra, quem não tem... ahhhhhhhh... Calma, nem tudo está perdido. Um caderninho (pode ser um Paparico - momento merchan) e uma caneta resolvem todos os seus problemas.

Comece colocando na linha horizontal todos os dias do mês... Isso mesmo 30 ou 31 dias. Depois na linha vertical todos os meses. Faça isso duas vezes. Uma para as entradas e outra para as saídas. Ao final de cada coluna horizontal e vertical faça a soma. Assim ó:

Diariamente, isso mesmo diariamente, preencha com todas as suas comprinhas e/ou vendas. Uma dica é guardar TODAS as notinhas das compras.

Em uma terceira planilha com a mesma cara das planilhas de entrada e saída fica o resultado que, nada mais é do que a soma de cada dia das planilhas anteriores.

Prontinho!!! Está feito o FC e agora podemos enxergar a lucratividade do nosso negócio... Em um próximo post vamos falar um pouquinho desses termos: Lucratividade, rentabilidade, capital de giro, ponto de equilíbrio e conceitos que vão nos ajudar na profissionalização. ;)

Se alguém quiser, basta colocar no comentário o email que eu envio esse modelo de FC. Mas, por favor, nada de mostrar para seu professor ou um amigo que saca tudo de finanças, afinal, esse aqui é um modelo "basicão".

E como de costume, vamos terminar com mais uma leva de Paparicos... :)

Bjinhos e uma Páscoa iluminada!

O Paparico da filha da Ro.

O Paparico da Ro com algumas modificações... rendinhas e ilhoses na capa.

Paparicos vestidos para encontrar as novas donas :)